A negociação de identidade de professor em sala de aula de estágio de língua espanhola

Autores

  • Marcela de Freitas Ribeiro Lopes Universidade Estadual do Centro-Oeste - Campus de Irati
  • Neiva Maria Jung Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p301

Palavras-chave:

Identidades sociais, Fala-em-interação, Formação de professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar como é negociada a identidade de professor por uma estagiária, aluna do 4.º ano do curso de Letras/Espanhol de uma universidade do Centro-Oeste do Paraná. A fundamentação teórico-metodológica é a da Análise da Conversa Etnometodológica. Os dados de fala-em-interação são de duas turmas de Ensino Médio de um colégio público, no Estado do Paraná, nas quais foram filmadas e analisadas 9 horas/aulas. Em termos de resultados, acontecem conflitos, a professora da turma interfere na negociação da identidade de professora da estagiária, e os alunos colocam em xeque o seu status de quem sabe e de organizadora da fala-em-interação na aula.

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Biografia do Autor

Marcela de Freitas Ribeiro Lopes, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Campus de Irati

Atualmente é professora assistente da UNICENTRO/ Irati. Atua na área de Linguística Aplicada e Formação de Professor.

Neiva Maria Jung, Universidade Estadual de Maringá

Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá, atuando no curso de Licenciatura em Letras e na Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado).

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Publicado

2011-06-15

Como Citar

LOPES, M. de F. R.; JUNG, N. M. A negociação de identidade de professor em sala de aula de estágio de língua espanhola. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 301–320, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n1p301. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8408. Acesso em: 20 abr. 2024.