A negociação de identidade de professor em sala de aula de estágio de língua espanhola

Marcela de Freitas Ribeiro Lopes, Neiva Maria Jung

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar como é negociada a identidade de professor por uma estagiária, aluna do 4.º ano do curso de Letras/Espanhol de uma universidade do Centro-Oeste do Paraná. A fundamentação teórico-metodológica é a da Análise da Conversa Etnometodológica. Os dados de fala-em-interação são de duas turmas de Ensino Médio de um colégio público, no Estado do Paraná, nas quais foram filmadas e analisadas 9 horas/aulas. Em termos de resultados, acontecem conflitos, a professora da turma interfere na negociação da identidade de professora da estagiária, e os alunos colocam em xeque o seu status de quem sabe e de organizadora da fala-em-interação na aula.

Palavras-chave


Identidades sociais; Fala-em-interação; Formação de professores

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p301



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ISSN: 2237-4876