Avaliações externas e seus efeitos na subjetividade de professores

Autores

  • Juliana Santana Cavallari Universidade de Taubaté (UNITAU)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p121

Palavras-chave:

Representações de Avaliações Externas, Posições Subjetivas, Perspectiva Discursiva.

Resumo

O presente estudo pretende problematizar, dentro de uma perspectiva discursiva, alguns conceitos e representações que circulam no contexto escolar acerca da avaliação de desempenho do professor e o modo como incidem em suas práticas discursivo-pedagógicas, atentando para as mudanças de posição subjetiva ou discursiva vivenciadas pelo sujeito-professor que de avaliador do processo de ensino e aprendizagem passa a ser constantemente avaliado. Como material de pesquisa foram analisados trechos de um informe publicitário, redigido com o intuito de reforçar a proposta de avaliação inclusiva - e não punitiva - pretendida pelo Conselho Nacional de Educação. As contradições que vieram à tona na materialidade posta apontaram para a dificuldade de se estabelecer um processo de avaliação amplo, justo e imparcial, além de permitirem a compreensão do ressentimento demonstrado pelo professor, de modo geral, diante das avaliações externas. Novas noções e conceitos de avaliação formal são propostos a todo o momento, mas continuam a evocar velhas práticas punitivas e excludentes, bem como as mesmas representações do que seja avaliar e ser avaliado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Santana Cavallari, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Mestre e Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Professora e orientadora no Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté, atuando, mais especificamente, nas áreas de ensino e aprendizagem de línguas e formação de professores de línguas.

Downloads

Publicado

2011-06-15

Como Citar

CAVALLARI, J. S. Avaliações externas e seus efeitos na subjetividade de professores. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 121–136, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n1p121. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8296. Acesso em: 18 abr. 2024.