Tecnologias no ensino de línguas: formando professores para o agora

Marcus Vinícius Liessem Fontana, Vanessa Ribas Fialho

Resumo


Este artigo trata de um trabalho de inclusão de uma disciplina de tecnologias em um curso de formação de professores de língua espanhola. Aqui, buscamos explicar como foi preparada e desenvolvida a disciplina: desde o projeto inicial dos professores até os resultados obtidos. Além disso, procura-se analisar tudo o que foi feito sob o ponto de vista da Teoria dos Sistemas Complexos, com base em Morin (2007) e outros autores significativos relacionados a essa teoria. Por fim, tenta-se demonstrar a importância dos estudos tecnológicos na formação dos professores modernos e a relação da teoria que é apresentada com uma nova maneira de ver a educação, mais holística e integradora.


Palavras-chave


Formação de Professores; Tecnologias de Informação e Comunicação; Teoria dos Sistemas Complexos

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p227



Signum: Estudos da Linguagem
Telefone: (43) 3371-4428
E-mail: signum@uel.br
ISSN: 2237-4876