O conceito de leitura nos documentos oficiais

Autores

  • Renilson José Menegassi Univesidade Estadual de Maringá
  • Angela Francine Fuza Faculdade Integradas do Vale do Ivaí.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p315

Palavras-chave:

Leitura, conceito, documento oficial.

Resumo

Analisam-se os principais documentos oficias do Brasil que fundamentam a prática da leitura, a fim de verificar os conceitos de leitura por eles demarcados. Assim, são destacados, primeiramente, os pressupostos sobre leitura apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, BRASIL, 1998); posteriormente, aqueles presentes nas Diretrizes Curriculares Estaduais de Língua Portuguesa (DCE, PARANÁ, 2008), por fim, os discutidos nos documentos referentes ao Sistema Nacional de Educação Básica (Saeb), a partir do foco da Matriz de Referência da Prova Brasil. Os resultados das análises mostram que, de modo geral, o conceito de leitura que perpassa pelos documentos oficiais investigados é a perspectiva interacionista, uma vez que a linguagem é tida como uma forma de interação entre os sujeitos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renilson José Menegassi, Univesidade Estadual de Maringá

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis). Atua nas linhas de pesquisa 'Ensino e Aprendizagem de Línguas', enfatizando-se a leitura e a escrita em situação de ensino, e 'Formação do Professor de Língua', investigando a constituição da escrita na formação incial e continuada. Coordena o Grupo de Pesquisa Interação e Escrita no Ensino e Aprendizagem (UEM/CNPq), Docente da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, coordena três projetos de pesquisa financiados pela Fundação Araucária, um deles com Bolsa de Produtividade de Pesquisa.

Angela Francine Fuza, Faculdade Integradas do Vale do Ivaí.

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, tendo como área de concentração o Estudo Linguístico e como linha de pesquisa o Ensino e Aprendizagem de Línguas. Graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Atua como estudante e secretária do Grupo de Pesquisa;Interação e Escrita; (www.escrita.uem.br) e dos projetos Práticas de avaliação de leitura e a formação do leitor no ensino fundamental: uma investigação em escola do Noroeste do Paraná; Manifestações de constituição de escrita na formação docente. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente na área de ensino e aprendizagem de línguas, nos âmbitos da leitura e da escrita.

 

Downloads

Publicado

2010-12-02

Como Citar

MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F. O conceito de leitura nos documentos oficiais. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 315–336, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n2p315. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/7500. Acesso em: 18 abr. 2024.