Algumas contribuições da teoria da estrutura retórica do texto para o ensino de leitura e compreensão de textos na escola

Juliano Desiderato Antonio

Resumo


Este trabalho tem como objetivo argumentar a favor da importância de um trabalho em sala de aula que leve os alunos a refletir sobre as proposições implícitas que emergem tanto da combinação entre orações quanto da combinação entre porções maiores de um texto. Partindo dos pressupostos teóricos da RST, analisam-se dois textos tendo como escopo as relações retóricas cuja compreensão é indispensável para o estabelecimento da coerência do texto. Na sequência, propõem-se algumas atividades de reflexão sobre o texto que têm por objetivo levar o aluno ao reconhecimento das relações retóricas.


Palavras-chave


Estrutura retórica; RST; Coerência

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p81



Signum: Estudos da Linguagem
Telefone: (43) 3371-4428
E-mail: signum@uel.br
ISSN: 2237-4876