A colônia do Rio Uvá: várias histórias em uma só

Autores

  • Sidney de Souza Silva Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos
  • Heloísa Augusta Brito de Mello Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p417

Palavras-chave:

Memória coletiva, memória individual, imigração

Resumo

Neste estudo, de natureza etnográfica, focalizamos recortes da história de um grupo de imigrantes de origem alemã que por volta de 1924 se instalou às margens do rio Uvá, a 50 quilômetros da Cidade de Goiás, antiga capital do Estado de Goiás. Com base nos conceitos de memória individual versus coletiva buscamos (re)construir a trajetória desses imigrantes com o propósito de identificar os fatores que contribuíram para  o deslocamento da língua alemã na comunidade. Os dados mostram que o alemão, única língua falada na comunidade à época da imigração, foi pouco a pouco sendo deslocada pelo português, passando a existir apenas na memória coletiva do grupo como uma língua herdada, um símbolo de etnicidade que une suas histórias em uma única – a história da Colônia do Rio Uvá.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sidney de Souza Silva, Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos

Sidney de Souza Silva é mestre em Letras e Linguística pela Universidade  Federal de Goiás. É docente do Departamento de Línguas Estrangeiras - Área de Espanhol - do Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos.

Heloísa Augusta Brito de Mello, Universidade Federal de Goiás

Heloisa Augusta Brito de Mello é doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Durante o curso de doutorado foi bolsista CAPES nos Estados Unidos junto ao Programa de Pós-Graduação – Educational Linguistics – da Universidade do Novo México, Albuquerque, Estado do Novo México. É professora de graduação e pós-graduação da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás com atuação nas linhas de pesquisa Linguagem, sociedade e cultura e Ensino de línguas.

Downloads

Publicado

2010-12-02

Como Citar

SILVA, S. de S.; MELLO, H. A. B. de. A colônia do Rio Uvá: várias histórias em uma só. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 417–452, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n2p417. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6483. Acesso em: 19 abr. 2024.