Os laços entre a literatura infantil e a competência leitora na narrativa da revista nova escola

Autores

  • Lígia Beatriz Carvalho Almeida Universidade do Sagrado Coração
  • Marcele Tonelli Universidade do Sagrado Coração
  • Pedro Berti Universidade do Sagrado Coração

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p59

Palavras-chave:

Leitura, Literatura Infantil, Jornalismo Educacional

Resumo

O artigo apresenta o resultado de uma investigação sobre o estímulo à apropriação da literatura infantil nas salas de aula, sob a ótica do jornalismo educacional. Delimitou-se como corpus de pesquisa a Revista Nova Escola, da qual se analisou dozes meses de publicação. A formação da competência leitora, obtida com a dedicação à leitura de textos mais densos como os textos literários, foi o foco temático por atender, simultaneamente, às finalidades educativas e às finalidades sociais do jornalismo. Os resultados apontaram que a ampla maioria das reportagens analisadas não contemplou a contextualização de informações que pudesse contribuir para o entendimento do professor sobre causas, conseqüências e políticas públicas envolvidas no desenvolvimento de tal competência.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2010-12-02

Como Citar

ALMEIDA, L. B. C.; TONELLI, M.; BERTI, P. Os laços entre a literatura infantil e a competência leitora na narrativa da revista nova escola. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 59–79, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n2p59. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/5433. Acesso em: 20 abr. 2024.