(Des) encontros entre a leitura da teoria linguística no curso de letras e o ensino da leitura na escola

Juliana Bertucci Barbosa, Marinalva Vieira Barbosa, Acir Mario Karwoski

Resumo


Neste artigo, apresentamos uma breve reflexão sobre o valor da leitura na nossa sociedade e os problemas relacionados ao ensino da leitura na escola e, consequentemente, na universidade. Além disso, discutimos alguns entraves - que favorecem o fracasso da escola no ensino da leitura - na formação linguística do professor de língua portuguesa e o papel da universidade na manutenção desses entraves. Por fim, reconhecendo a importância da pesquisa em interface com a extensão, citamos uma proposta para minimizar os problemas de leitura: um projeto de pesquisa e extensão sobre leitura e produção de textos desenvolvido com alunos de graduação do curso de Letras.

 


Palavras-chave


Leitura; Ensino Superior; Teoria Linguística

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n1p41



Signum: Estudos da Linguagem
Telefone: (43) 3371-4428
E-mail: signum@uel.br
ISSN: 2237-4876