O ensino da leitura no livro didático: uma avaliação, uma expectativa

Aparecida Feola Sella

Resumo


Apresenta-se pesquisa acerca do ensino da leitura em livro didático direcionado para a 5ª série (atual sexto ano), com enfoque na forma como foi direcionada a formação de um leitor inquiridor. Objetiva-se demonstrar os vínculos possíveis entre as unidades do livro, estabelecidos para a leitura investigativa, das entrelinhas, e, portanto, do implícito. Considera-se a leitura numa perspectiva mais ampla e ainda a importância da modalidade oral. Faz-se uma pequena discussão relativa ao trabalho com a leitura na escola e tenta-se esboçar a análise realizada sobre o livro didático. Apresentam-se comentários acerca dos resultados obtidos, e ainda apresentam-se considerações relativas a possibilidades de se trabalhar de forma diferenciada as unidades do livro didático sob análise.


Palavras-chave


Livro didático; leitura; implícito.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n1p289



Signum: Estudos da Linguagem
Telefone: (43) 3371-4428
E-mail: signum@uel.br
ISSN: 2237-4876