Progressão curricular: uma proposta de ensino de língua portuguesa em um curso técnico profissionalizante

Sueli Correia Lemes Valezi

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta de progressão de gêneros textuais para um curso técnico da área da construção civil, a ser aplicado no 2º semestre de 2009. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, pois se realizará em ação cooperativa e participativa dos atores envolvidos – professor e alunos. O artigo dialoga com a teoria do interacionismo sócio-discursivo e com a proposta de trabalho com as ações de linguagem semiotizadas em gêneros de texto, conforme postulam Bronckart (1999), Dolz e Schneuwly (2004) e Nascimento (2009). A proposta pedagógica delineada pretende desenvolver as capacidades de linguagem dos alunos por meio do trabalho com os gêneros de textos das esferas jornalística, acadêmica e técnica-profissional, atendendo, assim, ao novo paradigma de ensino de línguas.


Palavras-chave


Interacionismo sócio-discursivo; Gêneros textuais; Ensino de Língua Portuguesa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2009v12n2p285



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ISSN: 2237-4876