Plurietnias: situações enunciativas sócio-culturais e

Autores

  • Clarice Nadir von Borstel Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2003v6n2p55

Palavras-chave:

Línguas em contato, Gêneros do Discurso, Transferências linguísticas.

Resumo

Este estudo trata da noção de enunciação e hibridismo cultural em pesquisas voltadas para as complexas relações da comunicação verbal (oral e escrita) quando da transferência lingüística psico-sócio-cultural do usuário em interações comunicativas em comunidades pluriétnicas. Os discursos multilíngües, enquanto enunciações orais, não surgem in vácuo, mas são produzidos e partilhados pelos usuários em situações específicas de interação comunicativa de um ou mais códigos lingüísticos em um contexto social de comunidades de línguas em contato. Ao interagir com outrem, o falante se empenha em usar enunciação sócio-cultural e pragmático em um ato de narrar, de afirmar ou prevenir o interlocutor sobre um determinado fato ou coisa. Com base nestas colocações, mostrar-se-á as alternâncias de código e os traços dialetais orais, transferidos para as produções escritas institucionalizadas em usuários de comunidades de imigrantes e seus descendentes do extremo oeste do Paraná.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Clarice Nadir von Borstel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Letras Português pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1975), mestrado em Letras com área de concentração em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), pós- doutorado em Lingüística Aplicada pela Unicamp (2004). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Faz parte da Comissão Editorial das Revistas: Espaço Plural (Unioeste), Línguas & Letras (UNIOESTE), UniLetras (UEPG), - Revista Trama (Unioeste), Anais da Jornada de Estudos Linguísticos e Literários.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

BORSTEL, C. N. von. Plurietnias: situações enunciativas sócio-culturais e. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 55–80, 2004. DOI: 10.5433/2237-4876.2003v6n2p55. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4519. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos