Influência das crenças pessoais do professor de língua estrangeira na sua prática pedagógica

Autores

  • Ludoviko dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Izabel R. Tognato Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2000v3n1p141

Palavras-chave:

Crenças, Professor de língua estrangeira, Saber do professor.

Resumo

Muitos educadores têm desenvolvido pesquisas, projetos, teses, dissertações sobre o processo de ensino-aprendizagem analisando as atitudes didático-pedagógicas do professor e os requisitos necessários à docência. Contudo, o que se tem observado é que as pesquisas, geralmente, são direcionadas à formação profissional do professor, ou seja, o que deveria ser considerado ou valorizado no conjunto de conhecimentos de quem ensina. Trata-se de um quadro comum que tem mostrado discussões sobre os conhecimentos teóricos do professor e sua relação com o contexto de sala de aula, visando compreender melhor o processo de ensino e aprendizagem. Tal quadro, que aborda o saber do professor e/ou o contexto escolar não tem levado a mudanças relevantes de práticas pedagógicas inadequadas.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ludoviko dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras Português pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1976), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1979) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997).

 

Maria Izabel R. Tognato, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda pela Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2000-07-15

Como Citar

SANTOS, L. dos; TOGNATO, M. I. R. Influência das crenças pessoais do professor de língua estrangeira na sua prática pedagógica. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 141–151, 2000. DOI: 10.5433/2237-4876.2000v3n1p141. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4490. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos