Crenças de licenciandos em Letras sobre o ensino do inglês

Autores

  • Telma Nunes Gimenez Universidade Estadual de Londrina
  • Elaine Fernandes Mateus Universidade Estadual de Londrina
  • Denise Ismênia Bossa Grassano Ortenzi Universidade Estadual de Londrina
  • Simone Reis Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2000v3n1p125

Palavras-chave:

Crenças, Alunos licenciados, Ensino de inglês.

Resumo

A literatura na área de educação tem sugerido que professores possuem crenças implícitas sobre ensino/aprendizagem que guiam seu planejamento e os processos de tomada de decisões em sala de aula (Munby, 1982; Verloop, 1989; Johnson, 1994, dentre outros). Tem sido igualmente argumentado que alunos de licenciaturas ingressam nesses programas com imagens sobre ensino/aprendizagem (Lortie, 1975, Bennett & Carré, 1993). Esta perspectiva encontra respaldo na área de pensamento do professor, que procura compreender o ensino a partir de como pensam e agem os profissionais (Calderhead, 1987). Embora estudos em educação venham trabalhando nessa perspectiva desde o início dos anos 80, no ensino de língua estrangeira a incorporação deste referencial teórico é recente (vide Gimenez, 1995).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Telma Nunes Gimenez, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina (1979), especialização em Biblioteconomia pela College of Librarianship Wales (1985), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (1984) pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), doutorado em Linguistics and Modern English Language pela Lancaster University, Inglaterra (1994) e pós-doutorado pela Kettering Foundation (1997). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina.

Elaine Fernandes Mateus, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesa (1987), especialização em Língua Inglesa (1992) e mestrado em Educação, pela Universidade Estadual de Londrina (1999). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina.

 

 

Denise Ismênia Bossa Grassano Ortenzi, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina (1987), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina.

Simone Reis, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina (1987), especialização em Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Londrina (1989), e mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2000-07-15

Como Citar

GIMENEZ, T. N.; MATEUS, E. F.; ORTENZI, D. I. B. G.; REIS, S. Crenças de licenciandos em Letras sobre o ensino do inglês. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 125–139, 2000. DOI: 10.5433/2237-4876.2000v3n1p125. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4489. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos