Aquisição da leitura-escrita na pré-escola: algumas reflexões

Autores

  • Lélia Erbolato Melo Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2000v3n1p63

Palavras-chave:

Aquisição da leitura-escrita, Pré-escola, Crianças.

Resumo

A aquisição da leitura-escrita é, muitas vezes, colocada de modo apaixonado ou ideológico, como uma conseqüência, talvez, das diferentes abordagens tanto por parte dos pedagogos, como também dos psicólogos/psicolingüistas. Neste trabalho, pretendemos inicialmente apresentar algumas reflexões a esse respeito, a partir de Gérard Chauveau et alii (1993). O objetivo não é validar uma teoria particular, mas propor e discutir três aspectos que consideramos pertinentes para o estudo da entrada da criança na escrita, com base nos dados coletados em pesquisa realizada com cinco crianças, na faixa etária de cinco anos, que freqüentavam uma creche da Universidade de São Paulo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lélia Erbolato Melo, Universidade de São Paulo.

Possui graduação em Licenciatura em Letras Neolatinas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1960), graduação em Pedagogia pela Universidade de Marília (1984), graduação em Linguistique Générale pela Université Paris-Descartes (1968), doutorado em Linguistique Générale Portugais pela Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1978), pós-doutorado pela Université Paris-Descartes (1994) e pós-doutorado pela Université Paris-Descartes (1995). Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2000-07-15

Como Citar

MELO, L. E. Aquisição da leitura-escrita na pré-escola: algumas reflexões. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 63–72, 2000. DOI: 10.5433/2237-4876.2000v3n1p63. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4474. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos