Ensino de língua portuguesa – novos parâmetros, novos paradigmas. Nova realidade?

Autores

  • Durvali Emilio Fregonezi Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2000v3n1p5

Palavras-chave:

Ensino da linguagem, Estudos lingüísticos, Analistas do discurso.

Resumo

Os estudos de linguagem passam desde a segunda metade do século por uma mudança de paradigmas. Os estudos textuais e discursivos dominam a cena das pesquisas e dos trabalhos lingüísticos. É fácil perceber o domínio pleno do novo enfoque através de uma simples análise das publicações e da programação dos eventos científicos da área. Os enfoques enunciativos em suas mais diversas manifestações são o foco principal das discussões nesse final de século. Dentre as “disciplinas lingüísticas” em destaque estão as teorias semióticas, principalmente as derivadas das descobertas de Gréimas e as “análises do discurso”, entre nós as mais desenvolvidas as de linha francesa, com base em Pêcheux. Criou-se entre os próprios estudiosos da linguagem uma divisão: uma linha dos chamados “lingüistas” que ainda pensam que os estudos lingüísticos são aqueles dedicados à análise e descrição do sistema. Entre esses há um sério questionamento: o texto e o discurso fazem parte da ciência lingüística? Por outro lado, colocam-se os “analistas do discurso”, para quem, os estudos de linguagem só alcançam seus objetivos, sua abrangência quando considerados sob o prisma discursivo. As descobertas e os avanços dos estudos discursivos, infelizmente, ficam restritos à academia, não alcançando ainda aqueles que trabalham com o ensino da linguagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Durvali Emilio Fregonezi, Universidade Estadual de Londrina

Professor titular da Universidade Estadual de Londrina. Possui Graduação em Letras Franco-Portuguesas pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciiências e Letras de Londrina (1964), Mestrado em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1974) e Doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984).

Downloads

Publicado

2000-07-15

Como Citar

FREGONEZI, D. E. Ensino de língua portuguesa – novos parâmetros, novos paradigmas. Nova realidade?. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 5–19, 2000. DOI: 10.5433/2237-4876.2000v3n1p5. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4470. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos