A importância da explicitação de matizes culturais particulares no ensino de línguas estrangeiras

Autores

  • Adja Balbino de Amorin Barbieri Durão Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.1999v2n1p139

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Língua Estrangeira, Teoria Sintática, Chomsky.

Resumo

Os pressupostos estruturalistas dirigiam a atenção dos estudiosos da linguagem para o código da língua sem desenvolver uma preocupação com relação aos contextos pragmáticos da produção textual-discursiva. Entretanto, o estruturalismo lingüístico não alcançou os resultados esperados e isso levou à necessidade de introduzir novas noções no processo de ensino/aprendizagem. Uma dessas noções foi a de competência lingüística, que surgiu dos trabalhos de Chomsky sobre a teoria sintática. Chomsky considera que os seres humanos têm uma inclinação inata para inferir as regras da língua a partir do input ao qual estejam expostos. Uma vez deduzidas essas regras, estes podem criar e compreender expressões nunca ouvidas antes, ou seja, podem elaborar seu conhecimento lingüístico da língua materna (LM). Assumimos, neste trabalho, que esse princípio chomskyano também pode ser utilizado para as línguas estrangeiras (LE), isto é, que a dotação genética para a linguagem dirige as hipóteses do aprendiz para os pontos relevantes à construção da LE.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adja Balbino de Amorin Barbieri Durão, Universidade Estadual de Londrina

Concluiu seu Doutorado em Lingüística na Universidad de Valladolid, Espanha (1998), o qual foi revalidado pela Universidade Estadual de Londrina na área de Estudos da Linguagem. Obteve seu título de Mestre em Letras Neolatinas (Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Possui Graduação em Letras Português Espanhol (Bacharelado, 1983 e Licenciatura, 1984) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

1999-07-15

Como Citar

DURÃO, A. B. de A. B. A importância da explicitação de matizes culturais particulares no ensino de línguas estrangeiras. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 139–154, 1999. DOI: 10.5433/2237-4876.1999v2n1p139. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4455. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos