Léxico e história social: um estudo da variante lexical neve no Atlas Linguístico da Mesorregião Sudeste de Mato Grosso

Autores

  • Marigilda Antônio Cuba Universidade de Cuiabá
  • Aparecida Negri Isquerdo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2009v12n1p145

Palavras-chave:

Atlas linguístico, Léxico, Contatos linguísticos, Contatos interétnicos.

Resumo

 

Este texto analisa marcas de influências interculturais e linguísticas no vocabulário, com base na produtividade da variante neve como designação de “orvalho” e “cerração”, registrada no Atlas Linguístico da mesorregião Sudeste de Mato Grosso. Os dados foram comparados com os de cinco atlas lingüísticos brasileiros das regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil, com vistas a analisar a questão da manutenção e/ou disseminação do uso dessa variante, segundo a história social da região investigada, cujo povoamento foi decorrente de diversos fluxos migratórios.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marigilda Antônio Cuba, Universidade de Cuiabá

É formada em Letras, com especialização em Lingua Portuguesa e Mestrado em Estudos de Linguagens, pela UFMS. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Lingua Portuguesa. Trabalhou em escolas das redes pública e privada, no Ensino Fundamental, Médio e Superior. de Rondonópolis e na empresa J&M Consultoria, como consultora em linguagem escrita para executivos.Atualmente, é professora de Comunicação Linguística e de Introdução às Ciências Sociais na UNIC - Universidade de Cuiabá - Campi: UNIC Barão e UNIC Pantanal (certificação FGV)

Aparecida Negri Isquerdo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1975) e Doutorado em Letras (Lingüística e Língua Portuguesa) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996). Docente aposentada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi professora convidada (PV/CNPq), no Programa de Mestrado e Doutorado em Estdos da Linguagemn, da Universidade Estadual de Londrina (2005/2006), onde ainda atua como docente colaboradora. Atualmente é Professora Visitante, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Mestrado em Estudos de Linguagens. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lexicologia e Lexicografia, atuando principalmente nos seguintes temas: léxico, toponímia, atlas toponímico e atlas lingüístico.

 

 

Downloads

Publicado

2009-07-15

Como Citar

CUBA, M. A.; ISQUERDO, A. N. Léxico e história social: um estudo da variante lexical neve no Atlas Linguístico da Mesorregião Sudeste de Mato Grosso. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 145–162, 2009. DOI: 10.5433/2237-4876.2009v12n1p145. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4453. Acesso em: 19 abr. 2024.