Seqüências didáticas para desenvolvimento da habilidade de leitura em língua inglesa: elaboração e aplicação

Paula Tatianne Carréra Szundy

Resumo


Esse artigo tem como objetivo descrever o projeto Seqüências didáticas para a construção da haMidade de leitura em língua inglesa: elaboração e aplicaçãoYcpíe está sendo desenvolvido nas minhas aulas de Prática de Ensino da Língua Inglesa na Universidade Federal do Acre com o apoio do Programa de Consolidação de Licenciaturas Prodocência 2006 (MEC/SESU/DEPEM). Com base na concepção de que as aulas de Prática de Ensino no curso de graduação em Letras devem formar o professor-pesquisador envolvido em um processo contínuo de reflexão sobre    suas    próprias    ações    e    engajado    na    busca de transformações para práticas pedagógicas vigentes, o projeto em questão tem como  foco o desenvolvimento de  seqüências didáticas para construção da habilidade de leitura em língua inglesa e a posterior aplicação dessas seqüências em um curso de extensão oferecido para alunos do ensino médio. As seqüências didáticas foram elaboradas pelos graduandos do 8° período  sob a minha orientação a partir das diretrizes curriculares postuladas pelos PCNs de língua estrangeira e língua materna e em teorias sobre gêneros discursivos e ensino. Após a contextualização do projeto e a breve descrição das seqüências didáticas, apresento uma discussão baseada nos recortes   dos   planos   de   curso   elaborados   pelos   alunos-professores a fim de suscitar a reflexão sobre o processo de formação que pode ser depreendido da análise desses planos de curso.


Palavras-chave


Gênero; seqüência didática; leitura; reflexão.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n2p243



Signum: Estudos da Linguagem
Telefone: (43) 3371-4428
E-mail: signum@uel.br
ISSN: 2237-4876