Projetos de trabalho: ferramenta para formação continuada de professores na escola

Autores

  • Marcos Antonio Rocha Baltar Universidade de Caxias do Sul
  • Maria Eugênia T. Gastaldello Universidade de Caxias do Sul
  • Marina Araújo Camelo Universidade de Caxias do Sul
  • Priscila Kuhn Derlam Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n2p177

Palavras-chave:

Projetos de trabalho, Pesquisa-ação, Atividades de linguagem, Competência discursiva, Formação continuada.

Resumo

O presente artigo discute a pedagogia de projetos de trabalho como contribuição para o desenvolvimento de competências envolvendo professores em processo de formação continuada. O escopo teórico está alicerçado nas contribuições do Interacionismo sociodiscursivo de Bronckart (1999), principalmente, no que tange aos conceitos de atividade e ação de linguagem, nos aportes de Hernández (1998a, 1998b) sobre projetos de trabalho, de Perrenoud (1999) acerca do conceito de competência e de Baltar (2006) acerca do conceito de competência discursiva. Os procedimentos metodológicos seguem a dinâmica da pesquisa-ação: problematização, ação, reflexão, transformação, conforme Andaloussi (2004), a partir do acompanhamento da criação e execução de um projeto de trabalho em uma escola pública de Flores da Cunha-RS. Os resultados indicam o desenvolvimento de múltiplas competências dos sujeitos partícipes do projeto e a necessidade da escola repensar seu planejamento didático-pedagógico, na direção de um trabalho colaborativo, que promova na comunidade escolar, interdisciplinarmente, sua emancipação sociodiscursiva.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Antonio Rocha Baltar, Universidade de Caxias do Sul

É graduado em Letras Licenciatura Plena Português-Francês pela Universidade Federal de Pelotas (1992), mestre em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e pós-doutor pela Universidade de Genebra-Suiça (2006). Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Letras e Comunicaçào Social, pesquisando a interface entre a Educação e a Comunicação. Em 2004 publicou o livro Competência discursiva e gêneros textuais: uma exeperiência com o jornal de sala de aula.

Maria Eugênia T. Gastaldello, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1967), graduação em Lic em Pedagogia Hab em Magistério e Orientação Educacional pela Universidade de Caxias do Sul (1971) e mestrado em Educação - Área de concentração: Psicicologia Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982). Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino superior, psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.

Marina Araújo Camelo, Universidade de Caxias do Sul

Aluna de Graduação do curso de Letras da  Universidade de Caxias Sul.

Priscila Kuhn Derlam, Universidade de Caxias do Sul

Aluna de Graduação do curso de Letras da  Universidade de Caxias Sul

Downloads

Publicado

2007-12-15

Como Citar

BALTAR, M. A. R.; GASTALDELLO, M. E. T.; CAMELO, M. A.; DERLAM, P. K. Projetos de trabalho: ferramenta para formação continuada de professores na escola. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 177–198, 2007. DOI: 10.5433/2237-4876.2007v10n2p177. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4441. Acesso em: 20 abr. 2024.