O sujeito pronominal em contexto de mudança paramétrica: a escrita de alunos do Ensino Médio

Autores

  • Angela Marina Bravin dos Santos Faculdade Machado de Assis

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2001v4n1p221

Palavras-chave:

Pronome Sujeito, Mudança, Fala, Escrita.

Resumo

As pesquisas variacionistas mostram que o português falado do Brasil passa por uma mudança no que se refere à representação do sujeito pronominal referencial, com preferência pelo sujeito expresso em detrimento do nulo em todas as pessoas gramaticais, o que indica uma mudança paramétrica em progresso, de língua de sujeito nulo para língua de sujeito pleno obrigatório. A fim de verificar se a mudança observada na fala já começa a se implementar na escrita dos estudantes, o presente trabalho investiga a realização do pronome sujeito de referência definida e arbitrária em diferentes tipos de textos de alunos do Ensino Médio de uma escola pública do Rio de Janeiro. Os resultados mostram que a escrita ainda se mantém conservadora em relação ao uso do sujeito pronominal pleno, uma vez que a preferência no corpus examinado recai sobre o sujeito nulo, particularmente com as formas verbais distintivas. Entretanto, o índice geral de preenchimento (42%) é relevante em se tratando de uma língua considerada pro-drop, o que, em parte, confirma nossas hipóteses.

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Biografia do Autor

Angela Marina Bravin dos Santos, Faculdade Machado de Assis

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987) , especialização em Especialização Em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) , mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000).

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Publicado

2001-07-15

Como Citar

SANTOS, A. M. B. dos. O sujeito pronominal em contexto de mudança paramétrica: a escrita de alunos do Ensino Médio. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 221–239, 2001. DOI: 10.5433/2237-4876.2001v4n1p221. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4422. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos