A constituição do discurso pedagógico e suas implicações na aula de língua estrangeira

Autores

  • Jakeline Aparecida Semechechem Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Raquel Cristina Mendes de Carvalho Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n2p139

Palavras-chave:

Discurso pedagógico, Língua estrangeira, Competência comunicativa.

Resumo

O presente artigo relata uma pesquisa etnográfica cujo propósito era investigar como uma professora organiza, estrutura e regula seu discurso na aula de Língua Estrangeira. Para conduzir este estudo, os dados foram coletados nas aulas de Inglês de uma escola particular, através das gravações das aulas em áudio, diário da professora e das notas de uma observadora. Os dados foram analisados à luz da teoria de Bernstein sobre o discurso pedagógico, registros regulativo e instrucional. Este estudo enfatiza que o discurso do professor é organizado para promover interação na aula (registro regulativo) e para promover insumo na língua estrangeira, mas principalmente que o uso da língua estrangeira em ambos registros (regulativo e instrucional) promove mais oportunidades para os aprendizes desenvolver a competência comunicativa na língua estrangeira, neste caso em Língua Inglesa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jakeline Aparecida Semechechem, Universidade Estadual do Centro Oeste

Graduada em Letras-Inglês e suas Literaturas pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2006). Desenvolve pesquisas na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisas sobre interação em sala de aula, eventos de letramento escolar em contextos multilíngues e identidades sociais.

Raquel Cristina Mendes de Carvalho, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava (1990) especialização em Ensino de Língua Inglesa pela FECILCAM e mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professora assistente nível B da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Downloads

Publicado

2007-12-15

Como Citar

SEMECHECHEM, J. A.; CARVALHO, R. C. M. de. A constituição do discurso pedagógico e suas implicações na aula de língua estrangeira. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 139–158, 2007. DOI: 10.5433/2237-4876.2007v10n2p139. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4197. Acesso em: 18 abr. 2024.