Narrativa com o mito Saci Pererê: dos aspectos teóricos à proposta de transposição didática

Autores

  • Idelma Maria Nunes Porto Universidade Estadual de Londrina
  • Alba Maria Perfeito Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n2p113

Palavras-chave:

Leitura, Análise lingüística, Narrativa, Mito, Seqüência didática.

Resumo

O presente artigo integra os estudos do Projeto de pesquisa em Lingüística Aplicada – de cunho etnográfico – “Escrita e ensino gramatical: um novo olhar para um velho problema” que focaliza a formação do professor de língua portuguesa, via diagnóstico e intervenção, por meio da reflexão teórico-prática, visando ao aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem de língua materna, sobretudo, no que se refere à análise lingüística. Nesse contexto, as discussões têm considerado o gênero discursivo como objeto de ensino – eixo de articulação e progressão curricular - e o texto, como unidade de significação e ensino - elemento integrador das práticas de leitura, de análise lingüística e de produção textual. O objetivo fundamental do artigo em pauta é o de analisar uma narrativa com o mito Saci Pererê, a partir das marcas lingüístico-enunciativas, em relação às condições de produção (suporte, interlocutores, finalidade e local de circulação), ao tema e à construção composicional, no processo de construção de possíveis efeitos de sentido. E, então, apontar sugestões, em uma seqüência didática, a fim de contribuir de maneira teórico-prática com estudos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de língua materna.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Idelma Maria Nunes Porto, Universidade Estadual de Londrina

Atualmente está cursando o mestrado em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina, é especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduação em Letras (2002) e em Relações Públicas pela mesma universidade (1995).

Alba Maria Perfeito, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina (1971), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Semiótica e Lingüística Geral pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professora adjunto 3 da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, atuando, principalmente, com os seguintes temas: ensino-aprendizagem de leitura, de gramática e de produção textual em língua portuguesa.

Downloads

Publicado

2007-12-15

Como Citar

PORTO, I. M. N.; PERFEITO, A. M. Narrativa com o mito Saci Pererê: dos aspectos teóricos à proposta de transposição didática. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 113–137, 2007. DOI: 10.5433/2237-4876.2007v10n2p113. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4196. Acesso em: 19 abr. 2024.