Narrativa com o mito Saci Pererê: dos aspectos teóricos à proposta de transposição didática

Idelma Maria Nunes Porto, Alba Maria Perfeito

Resumo


O presente artigo integra os estudos do Projeto de pesquisa em Lingüística Aplicada – de cunho etnográfico – “Escrita e ensino gramatical: um novo olhar para um velho problema” que focaliza a formação do professor de língua portuguesa, via diagnóstico e intervenção, por meio da reflexão teórico-prática, visando ao aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem de língua materna, sobretudo, no que se refere à análise lingüística. Nesse contexto, as discussões têm considerado o gênero discursivo como objeto de ensino – eixo de articulação e progressão curricular - e o texto, como unidade de significação e ensino - elemento integrador das práticas de leitura, de análise lingüística e de produção textual. O objetivo fundamental do artigo em pauta é o de analisar uma narrativa com o mito Saci Pererê, a partir das marcas lingüístico-enunciativas, em relação às condições de produção (suporte, interlocutores, finalidade e local de circulação), ao tema e à construção composicional, no processo de construção de possíveis efeitos de sentido. E, então, apontar sugestões, em uma seqüência didática, a fim de contribuir de maneira teórico-prática com estudos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de língua materna.


Palavras-chave


Leitura; Análise lingüística; Narrativa; Mito; Seqüência didática.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n2p113



Signum: Estudos da Linguagem
Telefone: (43) 3371-4428
E-mail: signum@uel.br
ISSN: 2237-4876