Gêneros textuais e ferramentas didáticas para a formação contínua de professores de língua portuguesa

Autores

  • Elvira Lopes Nascimento Universidade Estadual de Londrina
  • Adair Vieira Gonçalves CEFORTEC/ NUTEAD/ UEPG
  • Cláudia Lopes Nascimento Saito CEFORTEC/NUTEAD/ UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n2p89

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Transposição didática, Modelo didático, Formação de professor.

Resumo

Este artigo aponta dados de pesquisa desenvolvida na UEL que investiga as possíveis contribuições da metodologia de análise interacionista sociodiscursiva (BRONCKART, 2003; 2006) e da validade das ferramentas «modelo didático de gênero textual» e «seqüência didática», na forma como são concebidas pelo grupo de Didática de Línguas da UNIGE-Genebra/Suíça (DOLZ; SCHNEUWLY, 1997; e DOLZ et al, 2004) que têm sido produzidas por professores da rede pública das séries iniciais, do ensino fundamental. Apresentamos a síntese de resultados da análise dessas produções dos professores, após terem participado de curso de formação que se constitui em etapas distintas : a primeira, que recai sobre aspectos teóricos e metodológicos do interacionsismo sociodiscursivo e conceitos fundamentais bakhtinianos ; a segunda, sobre a transposição didática de gêneros textuais como ferramentas de mediação para as práticas de linguagem e a construção de materiais didáticos com os quais se pretende dar autonomia do professor em relação ao uso exclusivo dos livros didáticos. O artigo busca, primeiramente, (re)definir o conceito de modelo didático e apresentar um exemplo ilustrativo; em seguida, apresentar dados de análise de uma seqüência didática construída por professores das séries iniciais e reflexões sobre pontos críticos do processo de formação desses professores no momento da articulação das atividades de alfabetização e letramento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elvira Lopes Nascimento, Universidade Estadual de Londrina

Realizou seu curso de Mestrado na Universidade de São Paulo, investigando os processos de textualização na produção escrita de alunos do ensino fundamental. No curso de Doutorado em Filologia e Lìngua Portuguesa na Universidade de São Paulo investigou o discurso oral de sala de aula. Atua nas linhas de pesquisa " Ensino de língua portuguesa e outras linguagens" e "Formação do professor de língua portuguesa", investigando gêneros textuais, ação e atividade de professores de língua portuguesa na formação inicial e continuada. Atualmente é professora adjunta na Universidade Estadual de Londrina.

Adair Vieira Gonçalves, CEFORTEC/ NUTEAD/ UEPG

Possui graduação em Curso de Licenciatura em Letras - Faculdades Toledo (1990), mestrado em pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) , atualmente cursa doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Cláudia Lopes Nascimento Saito, CEFORTEC/NUTEAD/ UEPG

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Londrina (1989),  mestrado em Estudos da Linguagem (2000) e especialização em Língua Portuguesa (1998) pela Universidade Estadual de Londrina. Desde 2004, participa como autora de materiais didáticos e professora formadora de tutores do Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino, criado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa em parceria com a UEL, UNIOESTE, UFPR, integrando a Rede Nacional de Formação Continuada, SEB /MEC/ CEFORTEC. Atualmente está cursando doutorado em Filologia e Lingüística Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista.

Downloads

Publicado

2007-12-15

Como Citar

NASCIMENTO, E. L.; GONÇALVES, A. V.; SAITO, C. L. N. Gêneros textuais e ferramentas didáticas para a formação contínua de professores de língua portuguesa. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 89–112, 2007. DOI: 10.5433/2237-4876.2007v10n2p89. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4195. Acesso em: 19 abr. 2024.