Práticas leitoras de alunos do segundo ciclo do ensino fundamental

Cristiane Ângelo, Renilson José Menegassi

Resumo


O presente trabalho trata da análise de questionários de leitura aplicados a 202 alunos da série final de segundo ciclo do ensino fundamental (quarta série) pertencentes a nove escolas localizadas no município de Irati-PR, sendo duas na área central da cidade, três em bairros próximos e quatro na zona rural. O objetivo geral foi diagnosticar a qualidade de leitura desses alunos atendidos pelas redes pública e particular do município. Os resultados demonstram o predomínio nas escolas da concepção de leitura como extração de significados do texto. Assim, os alunos tendem a renunciar às palavras próprias, adquiridas em suas experiências histórico-sócio-culturais, valorizando apenas o que o texto lhes apresenta.


Palavras-chave


Leitura; Ensino fundamental; Quarta série.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n2p67



Signum: Estudos da Linguagem
Telefone: (43) 3371-4428
E-mail: signum@uel.br
ISSN: 2237-4876