Marcas de oralidade no texto escrito

Autores

  • Joyce Elaine de Almeida Baronas Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2009v12n1p15

Palavras-chave:

Oralidade, Escrita, Ensino de língua portuguesa.

Resumo

O processo de escrita se dá muito depois do processo de oralidade, ou seja, geralmente, quando a criança começa a escrever, já desenvolveu todo o processo de fala; portanto, é natural que haja a transposição da oralidade quando a criança inicia a arte da escrita. Este artigo pretende estudar a influência da oralidade no texto escrito e apresentar um paralelo entre os desvios da norma mais comuns e as marcas do falar rural. Para tanto, num primeiro momento, serão expostos alguns pressupostos teóricos sobre os desvios da norma padrão e, posteriormente, serão analisados dois corpora constituídos de textos de alunos e de entrevistas com falantes rurais a fim de compará-los e identificar sua provável relação. 

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Biografia do Autor

Joyce Elaine de Almeida Baronas, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP. Docente da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2009-07-15

Como Citar

ALMEIDA BARONAS, J. E. de. Marcas de oralidade no texto escrito. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 15–32, 2009. DOI: 10.5433/2237-4876.2009v12n1p15. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4174. Acesso em: 19 abr. 2024.