Um modelo de atribuição de importância e sua contribuição para a avaliação e instrução de ideias principais

Ana Cecília da Gama Torres

Resumo


 

Este artigo apresenta os problemas envolvidos no ensino e na avaliação da compreensão de idéias principais em leitura em língua estrangeira (inglês): arrolamos os pontos que provocam falta de consenso na definição do termo idéias principais; apontamos a dificuldade de se estabelecer critérios para a identificação e avaliação dessas idéias; apontamos uma lacuna entre o ensino e a pesquisa na área de compreensão em leitura em língua estrangeira. Argumentamos que modelos de atribuição de importância à informação que já se encontram corroboradas por resultados experimentais podem contribuir para o preenchimento dessa lacuna. No entanto, concluímos que, devido à complexidade envolvida na compreensão de idéias principais, há uma necessidade de se conduzir novas pesquisas experimentais e de cunho etnográfico. 

 


Palavras-chave


Compreensão em leitura em língua estrangeira (inglês); Ensino e avaliação de idéias principais; Modelo de atribuição de importância à informação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2004v7n2p225



Signum: Estudos da Linguagem
Telefone: (43) 3371-4428
E-mail: signum@uel.br
ISSN: 2237-4876