Alterando concepções de escrita na formação inicial do professor

Autores

  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n1p171

Palavras-chave:

Escrita, Concepção, Formação de professor.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados parciais de pesquisa conduzida com alunos do primeiro ano de Letras, na Universidade Estadual de Maringá, a partir de uma abordagem sócio-interacionista. Os alunos produziram textos científicos durante o ano de 2004, sendo que o gênero discursivo artigo científico foi o escolhido para análise do processo de alteração da concepção de escrita. Durante a construção do artigo, eles elaboraram um diário escrito, em que anotaram comentários sobre os vários momentos da produção. O objetivo principal do diário era refletir sobre o processo pessoal de escrita, criando uma atmosfera de interação com a mesma, passando a tê-la como um instrumento de mediação com o leitor mais próximo, o professor. Assim, foram construindo-se alterações na concepção de escrita dos alunos à medida que foram interagindo com sua própria escrita, criando um vínculo que passou a mostrá-la como trabalho, não mais como inspiração. Desta forma, aqui são analisadas as versões do artigo investigado e os diários que forarn também sendo produzidos. Os resultados demonstram que o aluno de Letras, ao final do primeiro ano, já apresenta alterações na concepção tradicional de escrita, passando a concebê-la como produto de interações sociais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá

Realizou seu curso de Mestrado em Lingüística na Universidade Federal de Santa Catarina, investigando os processos de leitura em sala de aula. No curso de Doutorado em Letras, realizado na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), investigou os processos de revisão e reescrita em textos de alunos do curso de Letras. Atua nas linhas de pesquisa 'Ensino e Aprendizagem de Línguas', enfatizando-se a leitura e a escrita em situação de ensino, e 'Formação do Professor de Língua', investigando a constituição da escrita na formação inicial e continuada. Atua na graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá e no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2007-07-15

Como Citar

MENEGASSI, R. J. Alterando concepções de escrita na formação inicial do professor. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 171–186, 2007. DOI: 10.5433/2237-4876.2007v10n1p171. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3979. Acesso em: 20 abr. 2024.