Professoras-em-construção: Reflexões sobre diários de aprendizagem e formação docente

Carla L. Reichmann

Resumo


Este artigo objetiva lançar um olhar sobre narrativas docentes produzida por duas professoras de língua inglesa/mestrandas que cursaram a disciplina Fundamentos de Lingüística Aplicada (ministrada pela autora em 2006/1). Simultaneamente constituindo histórias singulares de aprendizagem docente e construindo conjuntamente um mosaico de 'paisagens de saberes profissionais' (CONNELLY e CLANDININ, 1999), as narrativas focalizam diários de aprendizagem produzidos ao longo dessa disciplina, voltada à formação, pesquisa e identidade docente (FAIRCLOUGH, 1992; MOITA LOPES, 1996, 2004; FREEMAN, 1996; LUDKE, 2001; CELANI e MAGALHÃES, 2002; BURTON, 2005; GIMENEZ, 2005; KLEIMAN e MATÊNCIO, 2005 entre outros). Esta análise de cunho interpretativo discute os (re) posicionamentos mais salientes nas narrativas. Em suma, serão discutidas as implicações deste estudo em andamento em termos de formação e identidade docente.


Palavras-chave


Formação de professores; Diários reflexivos; Narrativas docentes.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n1p109



Signum: Estudos da Linguagem
Telefone: (43) 3371-4428
E-mail: signum@uel.br
ISSN: 2237-4876