Would e a face: análise do discurso de um professor de inglês durante uma sessão de pré-observação

Autores

  • Adelaide Augusta Pereira de Oliveira Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n1p95

Palavras-chave:

Face, would, Observação de aula, Análise do discurso.

Resumo

Utilizando o conceito de face de Goffman (2001) foi analisada a conversa pré-observação de uma aula de inglês onde a autora fez o papel de observador. Notou-se que a professora observada utilizou o modal would durante toda a descrição do plano da aula a ser observada ao invés de going to. Propõe-se que tal uso do modal acontece como forma de salvar a face (saveface) visto que would "está associado a eventos que são hipotéticos para o falante" (LEWIS, 1998, p.122). Desta forma, a professora se mantém distante da aula e não perde a face se a aula não acontece de acordo com o plano.

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Biografia do Autor

Adelaide Augusta Pereira de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Obteve o título de mestrado em Teaching English to Speakers of Other Languages na School for International Training (2000). É especialista em Linguistica (1978) e graduou-se em Letras Com Ingles (1977) sendo que ambos os títulos foram obtidos na Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora adjunto da Universidade do Estado da Bahia, ,consultora para avaliação de Cambridge da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa da Bahia, professora visitante nos cursos de pós-graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.  

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Publicado

2007-07-15

Como Citar

OLIVEIRA, A. A. P. de. Would e a face: análise do discurso de um professor de inglês durante uma sessão de pré-observação. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 95–108, 2007. DOI: 10.5433/2237-4876.2007v10n1p95. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3970. Acesso em: 16 abr. 2024.