Fatores da Construção de conhecimentos de futuros professores de inglês em uma situação de aprendizagem de língua em um curso de letras

Solange Teresinha Ricardo de Castro

Resumo


O objetivo deste trabalho é discutir os fatores envolvidos na construção de conhecimentos de futuros professores de inglês nas aulas de Língua Inglesa de um curso de Letras de uma universidade do interior do estado de São Paulo, tendo como base os conceitos de participação guiada, de intersubjetividade, de mediação simbólica, de afetividade e de valoração. Para tanto, o estudo se apóia nos resultados da análise das discussões sobre a aprendizagem de inglês de dez alunos desse curso nos anos de 2005 e 2006. Esses resultados apontam como esses fatores se entrelaçam nas atividades de sala de aula para construir conhecimentos não só sobre a língua inglesa, mas também sobre ensinar e aprender essa língua estrangeira.


Palavras-chave


Construção de conhecimentos; Futuros professores de inglês; Conhecimentos docentes; Conhecimentos lingüísticos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n1p51



Signum: Estudos da Linguagem
Telefone: (43) 3371-4428
E-mail: signum@uel.br
ISSN: 2237-4876