A construção do processo reflexivo no diálogo pesquisador-professores

Autores

  • Paula Tatianne Carréra Szundy Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n1p33

Palavras-chave:

Reflexão, Ideologia, Palavra autoritária, Palavra persuasiva.

Resumo

O presente artigo discute os processos de construção do conhecimento e de reflexão sobre a própria ação desencadeados no diálogo entre a pesquisadora e dois professores de inglês como LE. Os recortes de interação analisados são decorrentes de quatro sessões reflexivas realizadas com os professores após a filmagem de suas aulas e integram o corpus da pesquisa de doutorado da pesquisadora. Por compartilhar a visão postulada pelo círculo de Bakhtin de que toda tomada de consciência envolve uma expressão ideológica, sendo, portanto, orientada socialmente e influenciada pelo diálogo com o(s) outro(s) nas mais diversas esferas do meio social (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1929), utilizo as concepções bakhtinianas de ideologias do cotidiano, ideologias historicamente cristalizadas, palavra autoritária, palavra internamente persuasiva e valoração apreciativa para discutir a construção do conhecimento e o processo reflexivo decorrente do diálogo entre a pesquisadora e os dois professores-participantes. Os quatro recortes de interação analisados revelam que o diálogo entre os professores-participantes e a pesquisadora é marcado pelo embate entre as ideologias constituídas ao longo da experiência cotidiana dos professores e as ideologias historicamente cristalizadas revozeadas pela pesquisadora. Nesse conflito, a intervenção da pesquisadora no diálogo, quando caracterizada pela palavra persuasiva, cria mais zonas para o desenvolvimento potencial do processo reflexivo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paula Tatianne Carréra Szundy, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Letras - Faculdades Integradas Teresa D'ávilla (1995), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Acre.

Downloads

Publicado

2007-07-15

Como Citar

SZUNDY, P. T. C. A construção do processo reflexivo no diálogo pesquisador-professores. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 33–50, 2007. DOI: 10.5433/2237-4876.2007v10n1p33. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3967. Acesso em: 18 abr. 2024.