O Paradigma Reflexivo e as Diversas Interpretações dos Formadores de Professores de Inglês

Autores

  • Nalini Iara Leite Arruda Universidade Estadual de Londrina
  • Telma Nunes Gimenez Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2004v7n2p29

Palavras-chave:

Reflexão, Formação de professores.

Resumo

Na atualidade, pode se considerar o paradigma reflexivo como dominante na área de formação de professores de inglês. Isto se reflete na literatura e em pesquisas mais recentes. Contudo, são diversos os entendimentos do que seja reflexão, quadro este já apontado por vários pesquisadores. Na grande quantidade de atividades rotuladas reflexivas residem também divergências e convergências sobre o que significa formar professores com esta abordagem. Este trabalho tem por objetivo mapear os significados de reflexão na literatura de formação de professores, como parte integrante do subprojeto de iniciação científica “O ensino reflexivo na formação de professores de inglês”. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nalini Iara Leite Arruda, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Bolsista de Iniciação Científica (CNPq)

Telma Nunes Gimenez, Universidade Estadual de Londrina

Telma Nunes Gimenez é formada em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina, Especialista em Biblioteconomia pelo College of Librarianship Wales, Mestre em Linguistica Aplicada pela PUCSP e doutora pelo departamento de Linguistics and Modern English Language da Lancaster University, Inglaterra. Realizou também estágio na Kettering Foundation, Estados Unidos, onde desenvolveu estudos sobre escola pública e democracia. 

 

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

ARRUDA, N. I. L.; GIMENEZ, T. N. O Paradigma Reflexivo e as Diversas Interpretações dos Formadores de Professores de Inglês. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 29–41, 2004. DOI: 10.5433/2237-4876.2004v7n2p29. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3902. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos