O papel da categoria conhecimento nos processos de compreensão leitora

Alessandra Baldo

Resumo


Perfetti et al (1996) dividem em duas grandes categorias os componentes presentes na compreensão leitora: a de processos e a de conhecimento. Na primeira estão os processos lexicais, a capacidade da memória de trabalho, a realização de inferências e o monitoramento da compreensão; na segunda, o significado das palavras e o conhecimento de domínio. O objetivo do presente artigo é mostrar a importância dos tipos de conhecimento implicados na segunda categoria para o processo global de compreensão leitora. Para tanto, as estratégias de leitura utilizadas por leitores adultos com escores mais altos de compreensão leitora serão comparadas com as utilizadas por leitores com escores mais baixos, ao responderem a questões específicas de inferência de vocabulário.


Palavras-chave


Compreensão Leitora; Conhecimento de Palavras; Conhecimento de Domínio; Estratégias de Leitura

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n2p27



Signum: Estudos da Linguagem
Telefone: (43) 3371-4428
E-mail: signum@uel.br
ISSN: 2237-4876