Sobre a Semiótica das Paixões

Autores

  • Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n2p47

Palavras-chave:

Efeito Passional, Arranjo Modal, Relação Actancial, Programa Narrativo, Percurso Narrativo.

Resumo

Com o aprofundamento nos estudos sobre a sintaxe narrative e com a segurança que ela proporciona ao analista do discurso, a Semiótica aceita o desafio de investigar e de descrever as emoções humanas. O objetivo deste trabalho é discutir, dentre outras coisas, o conceito de paixão e os procedimentos a partir dos quais se torna possível explicar o surgimento do efeito passional. A paixão surge como o resultado do jogo entre as modalidades do querer ser, do dever ser, do saber ser e do poder ser. Cada uma destas modalidades pode desdobrar-se em quatro posições modais, já que se pode negar cada um dos predicados ou os dois ao mesmo tempo. A partir da modalidade do querer ser, por exemplo, pode-se chegar ao querer ser, ao não querer ser, ao querer não ser e ao não querer não ser. Uma paixão é, então, o fruto de arranjos modais. No entanto, o analista das paixões não pode limitar suas investigações aos arranjos modais, uma vez que uma mesma seqüência modal serve para explicar diferentes efeitos passionais. Para chegar a uma descrição passional ajuizada, faz-se necessária uma investigação mais ampla do discurso. É preciso incorporar ao exame dos arranjos modais uma análise das relações actanciais do discurso, dos programas e dos percursos narrativos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1987), mestrado (1996) e doutorado (2002) em Semiótica e Lingüística Geral pela Universidade de São Paulo. É professor titular da Universidade Estadual de Londrina. Orienta pesquisas em Semiótica Discursiva também conhecida como Semiótica greimasiana.

Downloads

Publicado

2005-12-15

Como Citar

MELLO, L. C. M. F. de. Sobre a Semiótica das Paixões. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 47–64, 2005. DOI: 10.5433/2237-4876.2005v8n2p47. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3705. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos