Gêneros Textuais, Material Didático e Formação de Professores

Autores

  • Vera Lúcia Lopes Cristovão Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n1p173

Palavras-chave:

Gêneros Textuais, Materiais Didáticos, Formação de Professores.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise inicial do processo de elaboração de atividades didáticas em torno de gêneros textuais em um projeto de extensão com a participação de professores colaboradores e alunos-professores. A base teórica e metodológica do trabalho se centra no interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; DOLZ & SCHNEUWLY, 1998) e nas considerações dessa corrente teórica da psicologia sobre aprendizagem de capacidades de linguagem (DOLZ & SCHNEUWLY, 1998). Além de uma avaliação preliminar de uma primeira unidade didática elaborada pelos participantes do referido projeto, os resultados pretendem apontar para a necessária discussão da relação entre elaboração de material didático e a formação/o desenvolvimento profissional dos sujeitos envolvidos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado (2002) e pós doutorado (2008) em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

2005-07-15

Como Citar

CRISTOVÃO, V. L. L. Gêneros Textuais, Material Didático e Formação de Professores. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 173–191, 2005. DOI: 10.5433/2237-4876.2005v8n1p173. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3644. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos