Gêneros em Expressão Oral: Elementos por uma Sequência Didática no Domínio do Argumentar

Elvira Lopes Nascimento

Resumo


Neste artigo analisam-se as dimensões genéricas do chamado “discurso de sala de aula” para discutir modos de desdobramento de certos gêneros no quadro da produção oral.Os resultados obtidos revelam que a situação de interação escolar viabiliza a construção de vários gêneros e que a produção discursiva dos interagentes se organiza em modalidades de enunciação que apresentam determinadas formas composicionais, temas e estilos que precisam ser melhor estudadas pelo professor em formação e em serviço.


Palavras-chave


Gêneros Testuais; Interacionismo Sócio-Discursivo;Transposição Didática.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n1p131



Signum: Estudos da Linguagem
Telefone: (43) 3371-4428
E-mail: signum@uel.br
ISSN: 2237-4876