Gêneros em Expressão Oral: Elementos por uma Sequência Didática no Domínio do Argumentar

Autores

  • Elvira Lopes Nascimento Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n1p131

Palavras-chave:

Gêneros Testuais, Interacionismo Sócio-Discursivo, Transposição Didática.

Resumo

Neste artigo analisam-se as dimensões genéricas do chamado “discurso de sala de aula” para discutir modos de desdobramento de certos gêneros no quadro da produção oral.Os resultados obtidos revelam que a situação de interação escolar viabiliza a construção de vários gêneros e que a produção discursiva dos interagentes se organiza em modalidades de enunciação que apresentam determinadas formas composicionais, temas e estilos que precisam ser melhor estudadas pelo professor em formação e em serviço.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elvira Lopes Nascimento, Universidade Estadual de Londrina

Realizou seu curso de Mestrado na Universidade de São Paulo, investigando os processos de textualização na produção escrita de alunos do ensino fundamental. No curso de Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo investigou o discurso oral de sala de aula. Atua nas linhas de pesquisa " Ensino de língua portuguesa e outras linguagens" e "Formação do professor de língua portuguesa", investigando gêneros textuais, ação e atividade de professores de língua portuguesa na formação inicial e contínua.

Downloads

Publicado

2005-07-15

Como Citar

NASCIMENTO, E. L. Gêneros em Expressão Oral: Elementos por uma Sequência Didática no Domínio do Argumentar. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 131–156, 2005. DOI: 10.5433/2237-4876.2005v8n1p131. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3641. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos