O Resumo Escolar: Uma Proposta de Ensino de Gênero

Anna Rachel Machado, Eliane Lousada, Lília Santos Abreu-Tardelli

Resumo


Este artigo descreve uma proposta de ensino do gênero resumo escolar/acadêmico, tendo por base o quadro teóricometodológico do interacionismo sociodiscursivo (ISD). São apresentados, inicialmente, a definição do modelo adotado para o ensino do resumo e os motivos da escolha desse gênero. Em seguida, são apresentados os conceitos teórico-metodológicos fundamentais que embasam as sugestões das atividades propostas e descritas no artigo. As conclusões apontam para a necessidade de ensino do resumo escolar enquanto gênero, uma vez que os textos a ele pertencentes, assim como seus respectivos contextos de produção guardam características próprias, que podem e devem ser ensinadas.


Palavras-chave


Resumo; Resumo Escolar; Gênero; Sumarização; ISD.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n1p89

Signum: Estudos da Linguagem
Email: signum@uel.br

 

E-ISSN: 2237-4876

ISSN: 1516-3083