Chat Educacional: Que Espaço é Esse?

Alexandra Fogli Serpa Geraldini

Resumo


Este artigo objetiva contribuir para o desenvolvimento de uma metodologia de análise de bate-papos (ou chats) educacionais. Para tanto, a configuração do espaço interacional é descrita a partir da identificação do conteúdo temático e de seu desenvolvimento. São igualmente observados os fluxos interacionais e os papéis desempenhados pelos participantes. Os resultados revelam a possibilidade e a necessidade de partir de conhecimento acumulado na área e de dados provenientes do próprio meio digital para a elaboração de uma proposta mais adequada ao meio. Algumas sugestões são feitas no que diz respeito à constituição da interação digital síncrona.


Palavras-chave


Metodologia de Análise; Chat Educacional; Conteúdo Temático, Fluxo Interacional; Sistema de Turnos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n1p39



Signum: Estudos da Linguagem
Telefone: (43) 3371-4428
E-mail: signum@uel.br
ISSN: 2237-4876