Equívocos e contradições na argumentação discursiva: processos de emersão do silêncio em casos das mídias digitais brasileiras

Autores

  • Samuel Ponsoni Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG unidade Passos
  • Roberto Leiser Baronas Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2019v22n1p9

Palavras-chave:

Argumentos, Silêncio, Discurso.

Resumo

Em linguagem, há alguns casos de exposição de argumentos que, por mais esforços que os sujeitos façam em suas construções enunciativas, equívocos e contradições parecem retornar nesses argumentos, o que pode gerar certos desentendimentos. Essas falhas na argumentação podem e devem ser explicadas por diversas teorias dentro do escopo de estudos da linguagem. Das mais estruturais, passando pelas teorias enunciativas, às mais discursivas. Neste sentido, nos propomos neste artigo a buscar, em uma compreensão discursiva de linguagem, a saber, a da Análise do Discurso de matriz francesa, e mais especificamente a da teoria discursiva do silêncio constitutivo a todo processo de linguagem, proposta por Eni Orlandi (2007), as análises para essas falhas - ritual na elaboração dos argumentos. Para tanto, trouxemos a análise de alguns casos que se deram no que aqui chamamos de mídia digital do cotidiano brasileiro, ou seja, casos que circularam nos espaços virtuais da internet e seus diversos dispositivos enunciativos. Nessas análises de casos, buscamos, pela fórmula do silêncio constitutivo e fundante, descrita por Orlandi (2007), compreender como os equívocos e/contradições são, na verdade, a evidência e irrupção desses silêncios discursivos nos argumentos discursivos dos casos. Dessa forma, responder a essa hipótese é nosso principal objetivo neste trabalho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Publicado

2019-07-04

Como Citar

PONSONI, S.; BARONAS, R. L. Equívocos e contradições na argumentação discursiva: processos de emersão do silêncio em casos das mídias digitais brasileiras. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 9–26, 2019. DOI: 10.5433/2237-4876.2019v22n1p9. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/35730. Acesso em: 18 abr. 2024.