Um Estudo das Variantes Lexicais para Denominar o Diabo na Fala do Interior Paranaense

Autores

  • Vanderci de Andrade Aguilera Universidade Estadual de Londrina
  • Rosângela Maria de Almeida Netzel Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2019v22n2p30

Palavras-chave:

variantes, variáveis, diabo, interior paranaense.

Resumo

Este artigo trata de uma análise dialetológica e sociolinguística das escolhas lexicais que os falantes de dezesseis cidades do interior do estado do Paraná realizam para completar a sentença: Deus está no céu e no inferno está...? Os dados que embasaram tal investigação foram coletados e transcritos por pesquisadores do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), uma iniciativa contemporânea para o estudo variacionista pautado na importância de valorizar os regionalismos e de compreender as motivações que os geram. Para tanto, cumpriram-se as seguintes análises: (i) bibliográfica sobre as referências a esse ser em algumas religiões ocidentais; (ii) geolinguística, sobre a distribuição espacial das variantes no interior do Paraná; e (iii) sociolinguística para verificar se fatores extralinguísticos como sexo, idade, escolaridade e religião podem interferir na escolha do falante sobre o uso desta ou daquela denominação. Os dados demonstraram que os falantes paranaenses, das dezesseis localidades do interior do Estado, conhecem quase duas dezenas de nomes para o diabo, das quais cinco são as mais frequentes: diabo, capeta, demônio, Satanás e Lúcifer e a maioria deles está dicionarizada com esta acepção em Aulete (1964) e Ferreira (2004). Quanto às variáveis extralinguísticas, verificou-se que os homens e os informantes da faixa etária II são os responsáveis pelo maior número de variantes e também pelas ocorrências únicas. As variáveis sexo e religião que os informantes professam não parecem influenciar na presença ou frequência das variantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanderci de Andrade Aguilera, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Letras Franco, pós-graduada em Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, pós-doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e pós-doutorado na Universidade de Alcalá de Henares- Espanha. O mesmo é associado à Universidade Estadual de Londrina. É o Atlas Lingüístico do Paraná e integra uma equipe do Atlas Lingüístico do Brasil. 

Rosângela Maria de Almeida Netzel, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.

Publicado

2019-09-11

Como Citar

AGUILERA, V. de A.; NETZEL, R. M. de A. Um Estudo das Variantes Lexicais para Denominar o Diabo na Fala do Interior Paranaense. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 30–54, 2019. DOI: 10.5433/2237-4876.2019v22n2p30. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/35521. Acesso em: 18 abr. 2024.