Sequência de Formação para professores de Língua Inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentes

Autores

  • Claudia Lopes Pontara Doutoranda em Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2018v21n2p172

Palavras-chave:

Sequência de formação, metassequência didática, saberes e capacidades docentes

Resumo

Este artigo, parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, alicerçada nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2012; MACHADO, 2005; CRISTOVÃO E MACHADO, 2011), no ensino de línguas por meio de gêneros de texto,  no procedimento Sequência Didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2010; CRISTOVÃO, STUTZ, 2011, CRISTOVÃO, 2013), visa a investigar se as atividades propostas em uma Metassequência Didática promovem possibilidades de estabelecer relações com os saberes e capacidades docentes (STUTZ, 2012) requeridos ao professor para sua atuação enquanto trabalhador da educação.  Os dados apresentados recaíram sobre o material (Metassequência Didática) utilizado durante um curso ofertado aos professores de língua inglesa ao participarem de uma Sequência de Formação, tendo sido analisados  a partir de sua macroestrutura e sinopse relacionando-os aos saberes e capacidades docentes. Os resultados mostram  que a Metassequência Didática se aproxima da organização de uma Sequência Didática, além de suas atividades apresentarem potencialidades de abordarem certos saberes e capacidades docentes; o que nos leva a afirmar, de uma forma ainda preliminar, que o material constitui-se em um instrumento de mediação que pode vir a colaborar com o desenvolvimento dos professores envolvidos.

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Biografia do Autor

Claudia Lopes Pontara, Doutoranda em Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela UEL. Mestre em Estudos da Linguagem pela UEL.Possui graduação em Letras Anglo- Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1990) e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2014). Especialista em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Atua na Educação Pública do Estado do Paraná, com a disciplina de Língua Inglesa. Já atuou no Núcleo Regional de Educação como responsável pelas pastas de Língua Estrangeira Moderna e CELEM. Já atuou no Ensino Superior, como professora de Prática de Ensino e de Língua Portuguesa. Já respondeu por Coordenação de Curso de Letras, por Coordenação de Processos de Vestibular, além de atuar como Direção Acadêmica em Instituições de Ensino Superior. Desenvolve os estudos a partir da perspectiva teórica do Interacionismo Sociodiscursivo, defendendo o uso do procedimento Sequência Didática para o ensino de línguas. Atualmente, desenvolve pesquisa acerca da formação continuada do professor de Língua Estrangeira com foco no desenvolvimento docente a partir da Teoria Histórico-cultural de Vygotsky. É membro do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação.

 

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), membro do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL) e líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (desde 2002). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado (1996) e doutorado (2002) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação da PUC-SP. Recebeu bolsa-sanduíche CAPES para realização de parte de sua pesquisa de doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra em 1999/2000. Tem estágio de Pós-Doutorado (2007-2008) no Programa de Pós-Graduação da PUC-SP e do PPG em Estudos Linguísticos da UFMG em 2012. Teve bolsa da CAPES/FULBRIGHT como professora pesquisadora na Universidade da Califórnia, campus de Santa Barbara, de outubro a dezembro de 2012. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais, educação inicial e continuada de professores de línguas, ensino de língua estrangeira e estudos de produção textual. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária de 2008 a fevereiro de 2013. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde março de 2013.

 

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Publicado

2018-11-13

Como Citar

PONTARA, C. L.; CRISTOVÃO, V. L. L. Sequência de Formação para professores de Língua Inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentes. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 172–198, 2018. DOI: 10.5433/2237-4876.2018v21n2p172. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/33560. Acesso em: 19 abr. 2024.