O ensino de Língua Portuguesa na cultura lusófona: reflexões teóricas e metodológicas

Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos, Regina Helena Pires de Brito

Resumo


Parte de um estudo mais amplo a respeito das relações entre Língua, Cultura e Sociedade na formação de professores de Língua Portuguesa, vinculado ao IP-PUC/SP, este artigo reflete acerca de algumas propostas para a atualização de questões teóricas e metodológicas do ensino/aprendizagem. De maneira geral, as propostas existentes não se têm pautado numa metodologia centrada no aluno como sujeito de seu aprendizado, tendo o professor como auxiliador. A interação compromissada entre educador e educando não tem sido levada a cabo, havendo, no momento, uma inadequação teórico-metodológica para realizações de ações profícuas para o processo de ensino/aprendizagem de Português.


Palavras-chave


Ensino/aprendizagem; Língua Portuguesa; Formação docente.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2008v11n1p43



Signum: Estudos da Linguagem
Telefone: (43) 3371-4428
E-mail: signum@uel.br
ISSN: 2237-4876