O ensino de língua portuguesa no Estado do Paraná: uma abordagem sobre a concepção de linguagem do século XIX e a concepção priorizada atualmente pelos PCNs

Autores

  • Juliana Fogaça Sanches Simm Universidade Estadual de Londrina
  • Joyce Elaine de Almeida Baronas Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2008v11n2p241

Palavras-chave:

PCNs, Concepção de linguagem, Paraná.

Resumo

Neste trabalho objetivamos apresentar um breve perfil do ensino de Língua Portuguesa no século XIX, estabelecendo um paralelo com os ( PCNs) vigentes. Buscamos analisar a concepção do ensino de Língua Portuguesa no Estado do Paraná e verificar as mudanças que ocorreram no ensino até então. Primeiramente iremos abordar a maneira como era tratada a disciplina no Brasil, para em seguida falarmos especificamente sobre o Paraná. Podemos constatar, ao final desta pesquisa, que o conteúdo trabalhado no século XIX focalizava-se exclusivamente no ensino de aspectos gramaticais, ao contrário do que prevê os PCNs atuais, que priorizam o texto como objeto de ensino.

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Biografia do Autor

Juliana Fogaça Sanches Simm, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras – Habilitação Português/Inglês e especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Atualmente está cursando o Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina.

 

Joyce Elaine de Almeida Baronas, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesas e Literaturas pela Universidade Estadual de Londrina (1989), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1996) e doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2008-12-15

Como Citar

SIMM, J. F. S.; ALMEIDA BARONAS, J. E. de. O ensino de língua portuguesa no Estado do Paraná: uma abordagem sobre a concepção de linguagem do século XIX e a concepção priorizada atualmente pelos PCNs. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 241–255, 2008. DOI: 10.5433/2237-4876.2008v11n2p241. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3059. Acesso em: 20 abr. 2024.