O ensino de língua portuguesa no Estado do Paraná: uma abordagem sobre a concepção de linguagem do século XIX e a concepção priorizada atualmente pelos PCNs

Juliana Fogaça Sanches Simm, Joyce Elaine de Almeida Baronas

Resumo


Neste trabalho objetivamos apresentar um breve perfil do ensino de Língua Portuguesa no século XIX, estabelecendo um paralelo com os ( PCNs) vigentes. Buscamos analisar a concepção do ensino de Língua Portuguesa no Estado do Paraná e verificar as mudanças que ocorreram no ensino até então. Primeiramente iremos abordar a maneira como era tratada a disciplina no Brasil, para em seguida falarmos especificamente sobre o Paraná. Podemos constatar, ao final desta pesquisa, que o conteúdo trabalhado no século XIX focalizava-se exclusivamente no ensino de aspectos gramaticais, ao contrário do que prevê os PCNs atuais, que priorizam o texto como objeto de ensino.


Palavras-chave


PCNs; Concepção de linguagem; Paraná.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2008v11n2p



Signum: Estudos da Linguagem
Telefone: (43) 3371-4428
E-mail: signum@uel.br
ISSN: 2237-4876