Leitura literária e utilização de imagens em aula de Francês Língua Estrangeira (FLE)

Autores

  • Josilene Pinheiro-Mariz Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2008v11n2p177

Palavras-chave:

Ilustração, Literatura, Ensino.

Resumo

A intrínseca relação língua e literatura é tema de constantes debates entre professores de línguas, de literaturas e também de especialistas em didática de línguas materna e estrangeiras. Neste trabalho, discute-se a leitura literária como um caminho especial para a descoberta e construção de sentidos e a linguagem pictórica como uma ferramenta importante nesse percurso. Esta proposta está embasada nas relações de transtextualidade discutidas por Genette (1982), para quem o paratexto está ligado também à ilustração. Analisa-se ainda até que ponto associar o texto literário à imagem pode ser considerado ‘banalizar a literatura’, ou um meio de sensibilização do leitor ao fenômeno literário.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Letras Português Francês pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestrado (2001) e doutorado (2008) em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora adjunta I da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde atua na graduação em língua francesa e na Pós-Graduação (especialização) em Linguística Aplicada e no programa de Linguagem e ensino (Mestrado).

 

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

PINHEIRO-MARIZ, J. Leitura literária e utilização de imagens em aula de Francês Língua Estrangeira (FLE). Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 177–194, 2008. DOI: 10.5433/2237-4876.2008v11n2p177. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3055. Acesso em: 19 abr. 2024.