Por uma pedagogia do oral

Autores

  • Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2008v11n2p137

Palavras-chave:

Ensino de linguagem, Gêneros textuais, Oralidade.

Resumo

Este artigo traz contribuições sobre o trabalho com a oralidade na escola. Nas últimas décadas, vários foram os autores que contribuíram para o tema em questão, orientando que, embora a escrita seja central, a oralidade letrada também precisa ser enfocada na escola. Assim, apresentamos pressupostos teóricos fundamentais ao trabalho com a modalidade falada, bem como elencamos argumentos para uma pedagogia que contemple a oralidade. Além disso, listamos alguns conceitos basilares ao trabalho escolar com a fala, tais como oralidade, modalidade falada, oralização da escrita e atividades prosódicas. As bases teóricas deste trabalho estão, principalmente, em Marcuschi (1996, 2001) e Schneuwly e Dolz (2004) e nos PCN (1998).

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Biografia do Autor

Tânia Guedes Magalhães, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Letras (2002), Mestrado em Letras - Lingüística (2004) e Doutorado em Letras - Língüística e Ensino de Língua (2007). Atualmente é professora do Colégio de Aplicação João XXIII da UFJF, além de pesquisadora da Universidade Federal de Juiz de Fora (Grupo de Pesquisa FALE - Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino).

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Publicado

2008-12-15

Como Citar

MAGALHÃES, T. G. Por uma pedagogia do oral. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 137–153, 2008. DOI: 10.5433/2237-4876.2008v11n2p137. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3053. Acesso em: 18 abr. 2024.