Referenciação e polidez na (re)construção do self e do outro: resgatando a história de amor de Jayme e Maria

Autores

  • Andrezza Alves Queiroz Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Helenice Araújo Costa Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n3p317

Palavras-chave:

Referenciação, Polidez, Cartas pessoais

Resumo

Este artigo tem o propósito de reconstituir a história de Jayme e Maria, casal de namorados dos anos trinta, a partir da (re)construção do self e do outro, na correspondência amorosa desse casal, a qual constitui o corpus “Acervo Jaime-Maria”, disponibilizado na página virtual Laboratório de História do Português Brasileiro (Labor-histórico PB). Para atingir esse objetivo, apoiamo-nos em textos dos campos teóricos da referenciação e da polidez, além de textos teóricos acerca do contexto. Em nossa análise, discutimos o levantamento quantitativo de todas as formas de tratamento usadas na correspondência (92 cartas no total) trocada entre Jayme e Maria e analisamos alguns trechos das cartas que nos permitem reunir elementos suficientes para reconstituir a história desse casal. Alguns dos resultados a que chegamos demonstraram que as inferências ampliaram a superfície textual do discurso, o que contribuiu para a reconstituição da história dos protagonistas e que a polidez linguística enriqueceu a interpretação dos dados, uma vez que deixou os discursos dos interlocutores mais acessíveis.

 

Palavras-Chave: Referenciação; Polidez; Cartas pessoais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andrezza Alves Queiroz, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará. Mestra em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (2015). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Maria Helenice Araújo Costa, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2007). Professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará. Membro do Grupo Protexto da Universidade Federal do Ceará. Contato: mariahelenicearaujo@gmail.com.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

QUEIROZ, A. A.; COSTA, M. H. A. Referenciação e polidez na (re)construção do self e do outro: resgatando a história de amor de Jayme e Maria. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 317–341, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2017v20n3p317. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/29750. Acesso em: 20 abr. 2024.