O trabalho com o gênero carta pessoal na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Joseval Dos Reis Miranda Universidade Federal da Paraíba- Centro de Educação - Departamento de Metodologia da Educação - Campus I
  • Lindolfo Santos Ramalho Professor da rede municipal de Ensino de Mamanguape – PB.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2018v21n3p328

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Carta pessoal, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

O presente artigo aborda sobre o processo de escrita da carta pessoal por estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Em um primeiro momento, tecemos reflexões sobre os gêneros textuais como estratégia para o ensino da escrita, e, em seguida mais especificamente expomos sobre a carta pessoal. Os nossos aportes teóricos constituíam-se de obras como Antunes (2003,2009), Cavalcante (2013), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2002; 2008; 2010) e Oliveira (2014). A pesquisa foi desenvolvida por meio da abordagem qualitativa, na qual utilizamos a pesquisa participante, fazendo uso da observação participante e da roda de conversa. Foram colaboradores da pesquisa 05 estudantes da Educação de Jovens e Adultos, sendo 04 do sexo feminino e 01 do sexo masculino. Os resultados das análises apontaram que, a produção escrita da carta pessoal elaborada por meio da sequência didática desenvolvida por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), possibilitou aos participantes da pesquisa a aquisição de conhecimentos linguístico-discursivos necessários à construção do gênero carta pessoal, bem como contribuiu para o reconhecimento e, ao mesmo tempo, para a superação das principais dificuldades por eles apresentadas durante o processo de escrita da carta pessoal.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joseval Dos Reis Miranda, Universidade Federal da Paraíba- Centro de Educação - Departamento de Metodologia da Educação - Campus I

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Mestrado em Máster en Promoción de la Salud Sexual pela Universidad Nacional de Educación a Distancia - UNED. Possuo as seguintes especializações: em Psicopedagogia Aplicada a Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, em Supervisão Escolar e também em Educação Sexual. Sou Licenciado em Pedagogia. Considero como um fator determinante na minha trajetória profissional ter cursado o Antigo Magistério. Estas influências formativas contribuem para a minha constituição nessa caminhada, com vistas à formação do professor, profissional, pesquisador, intelectual e transformador que tento ser a cada dia. Atualmente sou professor e pesquisador Adjunto II, em Regime de Dedicação Exclusiva da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Centro de Educação - CE no Departamento de Metodologia da Educação - DME. Os termos mais frequentes na contextualização da minha produção científica são: Didática, Formação de Professores, Avaliação das aprendizagens, Organização do Trabalho Pedagógico, Currículo, Educação de Jovens e Adultos e Educação e diversidade Sexual.

Lindolfo Santos Ramalho, Professor da rede municipal de Ensino de Mamanguape – PB.

Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras - Profletras da Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2016), Licenciado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Professor da rede municipal de Ensino de Mamanguape – PB.

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva et al (Org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

OLIVEIRA, Maria do Socorro. Projetos de letramento e formação de língua materna. / Maria do Socorro Oliveira, Glícia Azevedo Tinoco, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos. – Natal: EDUFRN, 2014.

Publicado

2018-03-04

Como Citar

MIRANDA, J. D. R.; RAMALHO, L. S. O trabalho com o gênero carta pessoal na Educação de Jovens e Adultos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 328–345, 2018. DOI: 10.5433/2237-4876.2018v21n3p328. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/28780. Acesso em: 19 abr. 2024.