Análise de discurso multimodal sistêmico-funcional de livros didáticos de inglês do ensino médio da educação pública

Autores

  • Reinildes Dias Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
  • Orlando Vian Jr Universidade Federal do Estado de São Paulo - Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n3p176

Palavras-chave:

Análise de Discurso Multimodal Sistêmico-Funcional, Livros Didáticos de Língua Inglesa, Educação Pública

Resumo

 

O livro didático de língua inglesa é uma realidade recente no sistema brasileiro de educação pública. Embora os alunos tenham garantido o direito constitucional de aprender pelo menos uma língua estrangeira na educação básica, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) passou a distribuir livros de inglês bem recentemente. Como esse material pedagógico é de fundamental importância para o ensino e aprendizagem da língua estrangeria no contexto educacional público, torna-se relevante investigá-lo sob o viés de pesquisas recentes em linguística aplicada. Neste artigo analisamos aspectos multimodais das duas coleções de inglês mais adotadas nas escolas públicas de ensino médio, High Up e Way to go, aprovadas pelo PNLD-2015. Adotamos uma perspectiva multimodal sistêmico-funcional para compreender as relações entre as verbiagens e as imagens nestes instrumentos de significação multifacetados e complexos (BUNZEN, 2008). Com base em elementos do arcabouço de Painter, Martin e Unsworth (2013), analisamos o corpus a partir de três perspectivas: a integração multimodal, o enquadramento e o foco para entender como os espaços visuais são compostos. Acreditamos que estudos como o relatado neste texto podem ajudar professores de inglês a compreender os aspectos multimodais presentes nos livros com os quais trabalham para que possam aperfeiçoar suas práticas pedagógicas.

 

Palavras-Chave: Análise de Discurso Multimodal Sistêmico-Funcional; Livros Didáticos de Língua Inglesa; Educação Pública.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Reinildes Dias, Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais

Professora associada da FALE-UFMG. Doutorado em Tecnologia Educacional pela Montreal Concordia University. Atua nos programas de graduação em Letras e de pós-graduação em Estudos Linguísticos (CAPES 6). Suas áreas de interesse de pesquisa são: linguagem e tecnologia, formação de professor, multimodalidade e multiletramentos.

Orlando Vian Jr, Universidade Federal do Estado de São Paulo - Guarulhos

Orlando Vian Jr é mestre (1997) e doutor (2002) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolveu estágio pós-doutoral sob supervisão de Antonieta Celani na PUC-SP (2010) e sob supervisão de James R. Martin na Universidade de Sydney, Austrália (2014). Atualmente é professor adjunto de inglês no curso de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e no Programa de Pós-Graduação em Letras, área de Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de São Paulo. Suas áreas de ensino, publicação e pesquisa incluem: ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira, formação do professor de línguas, análise e ensino de gêneros do discurso, tomando-se por base a Linguística Sistêmico-Funcional.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

DIAS, R.; VIAN JR, O. Análise de discurso multimodal sistêmico-funcional de livros didáticos de inglês do ensino médio da educação pública. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 176–212, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2017v20n3p176. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/27950. Acesso em: 19 abr. 2024.